Pesquisar este blog

Deixe sua impressão sobre o Diário do Beagle UK

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Karneval der Kulturen

 27.05.12 - Com a temperatura subindo nas “Zoropa”, o Beagle UK içou velas para outro porto. E para ser bem sincero, muito diferente dos anteriores. Enquanto, o destino dos outros passeios foram monumentos, museus, centros históricos, lugares sagrados. Desta vez, a coisa foi mais profana, por assim dizer.

Por meio do convite de um amigo que conheci ainda em Belém, Moritz, nos encontramos em Berlin, seu pais de origem, para curtir o Carnaval Cultural de Berlin, que apresentou a sua 16ª realização neste ano de 2012.

Moritz, me recebeu com a camiseta do Pará, e me senti muito honrado pela lembrança e carinho. Nos conhecemos por pouco tempo quando ele fazia o sanduiche em Belém, e eu estava me preparando para deixar a Mangueirosa, pra fazer o meu. Uma troca bastante justa, um europeu na América do Sul, um sul-americano na Europa!
Assim que cheguei, Moritz e seu amigo Akadi me ofereceram uma cerveja alemã que instantaneamente fez sumir a minha dor no joelho! Não me perguntem como! Mas o efeito se reproduziu nos dias seguintes kkkk. De lá, fomos pra uma espécie de pub alemão, com uma boate, onde tocaram boas músicas e “bons drink”. A empolgação era tanta que decidimos ir pra uma boate de verdade, de onde só saímos às 5 da madruga, com o dia já claro desde às 4h!!!

Pra não dizer que foi só arruaça que fui arrumar praquelas bandas, na manhã seguinte, nós 3 partimos pro Carnaval Cultural, onde no sábado havia uma grande concentração de barraquinhas com todo tipo de venda, desde bolsas de couro até comidas típicas de vários lugares. Me senti na Praça da República hehehe.
A proposta segundo eu entendi é celebrar a diversidade cultural do mundo e da cidade de Berlin que me pareceu ser de fato a mais diversa etnicamente da Europa, até o momento. Para quem quiser dar uma conferida no site do evento, segue o link: http://www.karneval-berlin.de/de/
À noite encontramos com P (Phellip – axo que é assim que se escreve), outro amigo do Moritz, e partimos pra outra balada com música dos anos 70. Muito boa por sinal! No entanto meu joelho já estava se tornando resistente à cevada germânica, e eu tive que repousar um pouco, embora o som rolasse solto e com muita cerveja eu vi quando “os alemão pira!”.

Na manhã de domingo, fomos assistir a Parada do “Karnavel der Kulturen”, com bandas e blocos de diversos países, muitos dos quais possuem uma grande comunidade em Berlin e na Alemanha. Um carnaval bem diferente do que estamos acostumados no Brasil, mas muito bonito de se ver, especialmente pela sua proposta, considerando os movimentos nacionalistas existentes hoje na Europa.
Pra quem acha que foi uma visita muita rápida, aguarde. Em breve teremos mais noticias da maior potencia econômica da Europa, hehehe.

Seguem os vídeos registrados durante o evento:


domingo, 13 de maio de 2012

Na metade do caminho

 (my British style)

13.05.12 - Quem diria que passaria tão rápido? Nesse ínterim de Novembro para cá, tantas coisas já aconteceram que não parecem caber em seis meses. O desafio de se adaptar numa terra estranha, numa cultura diferente. Um sotaque que não aprendi a diferenciar, tudo foi muito novo. Até hoje, quando peço um almoço ou jantar, não sei o que vai chegar na mesa... Mas isso são detalhes já descritos em outro post.

Finalmente, conheci o Dunbar, com o qual só trocava emails por 4 anos! Aquele “Finally, we met”, foi muito engraçado. Robin é sarcástico e irônico, acho que é por isso que nos damos bem, haha.

Dormi nas camas podres de albergues, comi incontáveis subways. Senti frio até na alma, meus pés quase congelaram. Adoeci, fiquei carente, me perdi. Já andei até criar calos, e os calos sangrarem. Foi quase uma peregrinação. Já fui expulso de ônibus, já entrei em ônibus sem pagar. Quase, não entro no aeroporto de Paris pra voltar, pois não tinha ticket, não tinha onde comprar. Pela bondade de um rapaz, que me deu um dos tickets que ele tinha, eu entrei e tudo deu certo! Eu peguei o inverno mais “quente” dos últimos tempos, e a primavera mais fria dos últimos anos...não choveu por meses, agora não pára de chover! This country has an unpredictable weather!
É, foi errando e acertando que tudo deu certo. Achei um quarto quando tava desistindo...alias quase desisti muitas vezes, mesmo em Belém. Alguns sabem o sufoco que foi...Mas nem tudo são martírios. Tudo isso eu fiz em cidades lindas, limpas, organizadas e com pessoas muito bem educadas. Conheci pessoas muito legais, fiz amigos (apesar de serem poucos e de terem demorado pra chegar, haha).
Com eles tenho rido como nunca mais, estamos até fazendo exposições de nossas fotografias. Nada profissional, mas é estimulante.

As coisas estão indo bem, apesar da saudade estar aumentando...mas o coração é forte e aguentou bem. Que venham mais seis meses, mais viagens e mais estórias pra contar.