19.03.12 - Depois de quatro meses de viagem explorando as terras britânicas, dentre as quais já conhecemos Oxford, Londres, Cambridge, Reading e Luton, desta vez o Beagle atravessou o canal e aportou na Cidade Luz. Mundialmente conhecida pela sua estética, comida, perfumes e história, Paris está longe de ser apenas um lugar para visitação turística. Assim como as cidades de Ouro Preto no Brasil, Oxford, Cambridge e Londres, Paris é história viva em cada canto, em cada concreto erguido. Seus palácios hoje transformados em museus nos transportam para os idos dos séculos XVI XVII ao atravessar uma porta.
Paris é encantadoramente linda. Embora a cultura francesa e parisiense não sejam novidades pra mim, não pude deixar de me emocionar verdadeiramente na Cidade Luz. Parece coisa de cinema, ou coisa de caboclo mesmo, se ver na Torre Eiffel, no Louvre, em Versailles. Uma delicia subir cada degrau da Eiffel (preferi não subir de elevador), e ir fotografando a paisagem se distanciando dos meus olhos e enxergar cada vez mais longe.
O que dizer do Rio Sena?! Só mesmo as fotos podem dizer. Perdi a conta de quantas vezes o fotografei, tudo tão bem feito, tão harmonioso. Passear às margens do rio, numa manhã ensolarada “mexe com o psicológico”. Você começa a pensar que precisa se apaixonar, e que tudo aquilo foi feito pros casais enamorados. Deve ser por isso que a cidade também tem a fama de ser perfeita para os pombinhos.
O Palácio de Versailles fica situado fora de Paris, na cidade de Versailles. Além de um lindo palácio, os seus jardins são imensos em extensão, não imaginava que seriam tão grandes. Em formato semelhante a uma cruz, há um conjunto de lagos cercados por bosques a perder de vista. Muitas são as pessoas que passeiam de bicicletas, caminham ou correm ao redor dos bosques. Pensei que fosse possível alugar uma bicicleta pra facilitar a minha caminhada, mas acho que eram bicicletas próprias mesmo.
Mesmo com o mapa na mão, me perdi no Louvre umas 3 vezes de tão grande. Imensas coleções de esculturas e pinturas. Incluindo é as grandes atrações como Mosalisa e código de Hamurabi.
Deixei Paris com um dorzinha no peito, especialmente pelos dias ensolarados e quentes. Até suei! Porém, voltar pra Oxford, pra minha cama também era bom.
Oxford também é encantadoramente linda e está no meu coração.