11.12.11 - O nome da cidade de Oxford aparentemente deriva de Ox (boi) mais alguma coisa que ainda vou descobrir, hehe. Tem uma população de aproximadamente 165 mil habitantes, portanto é muito menor que Belém, por exemplo. Oxford fica a noroeste da capital Londres, cerca de uma hora e meia de ônibus. Por aqui também passa o Rio Tamisa, mas nessa região tem outro nome, rio Isis, por onde passo muitas vezes em direção ao ICEA.
Oxford é mundialmente conhecida por sediar a University of Oxford, considerada uma das 10 melhores universidades do mundo atualmente. Mas também existe aqui a Oxford Brookes University, com cursos, vamos dizer mais modernos. As duas universidades atraem estudantes do mundo inteiro, e não raro você andando pela rua é possível ouvir vários idiomas, como o chinês, japonês, linguas árabes que eu não sei definir, francês, espanhol e, como não podia ser diferente, o português brasileiro, com aquele sotaque e jeito de falar carcteristico da nossa terra. A diversidade étnica se revela a cada esquina, nas lojas, bancos, farmácias, restaurantes. Há sempre alguém com mapinha não mão, perguntando direções e falando uma lingua que não o inglês, ou o inglês com sotaque estrangeiro.
Mais diversidade ainda é encontrada no bairoo Cowley (o meu bairro), o qual parece ser um bairro de pessoas menos abastadas e de grande concetração de estrangeiros e estudantes de outras partes do país e do mundo. Aqui há muitos indianos, mulçumanos de uma maneira geral, paquistaneses e chineses, nesta ordem. Também há brasileiros aqui e ali, sexta passada tinha um casal no ônibus, fingi não entender o que eles falavam só pra poder ouvir alguma coisa em português. Segundo a proprietaria do quarto que eu aluguei, Alice, o governo britânico está permitindo a entrada de muitos estrangeiros pra terem residencia fixa aqui. Ela disse não ser contra a entrada de estrangeiros, mas acha que estão entrando demais, o que preocupa o emprego dos adultos jovens britânicos...
De qualquer modo, mesmo diante de toda essa diversidade, quando digo que sou brasileiro isso causa a surpresa das pessoas, elas logo pensam em "lugar quente", "praia", e claro, "futebol". Parece que a maioria dos alunos de fora devem vir pra estudar na Oxford Brookes University, porque quando digo que estudo na Universisity of Oxford, todos, eu disse todos, fazem uma cara de "você deve ser muito bom" ou então a cara que o meu mais recente amigo Moritz fez (alemão que mora em Belém atualmente), e ao final eles disse: respeito. Kkkkkkkkkkkkkkkkk. Em resumo a impressão que eu tenho é que todos esperam ouvir que eu vim pra estudar na Brookes e não na Oxford. A Oxford deve ser bem mais criteriosa ao aceitar alunos estrangeiros, o que eu senti na pele, sem falar no seu prestigio passado e atual.

Ou seja, tu estás bem na foto!
ResponderExcluir:)
Eric
Parece que sim Eric, isso não quer dizer que a Brookes não seja importante. Como disse em conversa anterior contigo, não acredito que eles façam ciência melhor que nós, mas o prestigio conta muito, a história, o status, essas coisas.
ResponderExcluir